Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 12/29/2011

O retrato de uma região na terceira idade

foto
Mais velhos, menos população activa, famílias cada vez mais reduzidas. É na zona da raia que os tons do mapa escurecem quando falamos de envelhecimento da população. Penamacor é, de resto, o concelho do país com o maior índice de envelhecimento: 599,5. Ou seja, residem nesta geografia quase 600 idosos (população com 65 ou mais anos) por cada cem jovens (até aos 14 anos). Retratos precisos de um Interior que continua a clamar por uma justiça que se arrisca a tardar... E a falhar. Continuamos demasiado longe das decisões.

Carlos Pinto "manda" Governo embora
A ComurBeiras aprovou moções de defesa da Linha da Beira Baixa e contra as portagens nas A23 e A25. Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, defendeu que o Governo deve analisar as consequências nefastas que o desinvestimento na Linha e as portagens representam para o Interior. E, sem papas na língua, defendeu que se isso não acontecer, os responsáveis políticos devem demitir-se.

Natal na serra a pensar em África
Estudam na Universidade da Beira Interior e estão a muitos milhares de quilómetros de casa. Passaram o Natal sozinhos, longe da família, um ritual que se vai repetir na passagem de ano. Da Covilhã a Angola ou a Timor vai um oceano de saudade.

Ratos "invadem" esquadra da polícia de Castelo Branco
O edifício onde funciona o comando distrital da Polícia de Segurança Pública ameaça ruir. A degradação do edifício, no centro da cidade, não está à vista do grande público, mas para os agentes da polícia o perigo é iminente. Existem casos relatados ao JF que dão conta de polícias a vestir-se no balneários com ratos a cair do tecto. Mas o Estado suporta uma renda de 18 mil euros por um novo comando que ainda não está ocupado.

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group