Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 9/29/2011

Os milhões que o ensino superior faz mover na Beira Interior

foto
Universidade da Beira Interior representa cerca de cinco por cento do PIB da Cova da Beira. Injecta directamente 70 milhões de euros/ano na economia regional. Juntam-se ainda os milhões dos politécnicos da região. O impacto económico do ensino superior na Beira Interior é pontuado por uma universidade e dois institutos politécnicos localizados num raio de apenas cem quilómetros.

Menos freguesias e menos autarcas
O Governo já fez saber alguns dos critérios que poderão definir a fronteira entre a sobrevivência e o fim de muitas freguesias. A população é o primeiro deles e poderá ditar a extinção de dezenas de freguesia na Beira Interior. Ao nível da representação nas autarquias também há propostas substanciais: os municípios com mais de 50 mil e menos de 100 mil eleitores passam a eleger seis vereadores, em vez dos actuais oito. Nas autarquias entre os dez mil e os 50 habitantes passam a eleger quatro vereadores em vez dos actuais seis. Os municípios com menos de dez mil habitantes passam a eleger apenas dois vereadores, em vez dos actuais quatro.

Empresas do Fundão produzem para marcas de luxo
Passam pelo Fundão os caminhos de alguns artigos de luxo das marcas internacionais de maior prestígio na área de acessórios e bijuteria. Todas as semanas, duas carrinhas de mercadorias saem da empresa J3LP, na Zona Industrial do Fundão, em direcção à empresa-mãe, em Paris, carregadas de peças para as principais marcas de luxo francesas.

Derrapagem nas contas da Misericórdia da Covilhã
A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã vive uma das maiores crises de sempre. Dirigida por uma comissão administrativa desde há mais de três meses, na sequência de uma ‘guerra’ interna que levou o Bispo da Guarda a destituir os órgãos sociais eleitos em Janeiro deste ano, a Misericórdia enfrenta uma situação financeira muito difícil.

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group