Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 10/29/2009

Maiores concelhos perdem população

foto
Há concelhos na Beira Interior que em 17 anos perderam 30 por cento da população. Estamos pois, por direito próprio, em pleno e agreste patamar em que a reflexão – quem a fez – exige, agora, materialização em medidas enérgicas sob a ameaça de dentro de duas décadas haver concelhos apenas em forma de papel e em conceito abstracto. Só Guarda e Belmonte aumentaram de população entre 1991 e 2008. Castelo Branco, Covilhã e Fundão perdem.

Fomos a Proença ver trabalhar o recordista dos votos

foto
Há um novo recordista nacional na disciplina de maratona eleitoral: o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. João Paulo Catarino, o mais jovem presidente de Câmara do distrito de Castelo Branco, renovou o seu mandato por mais quatro anos com a maior vitória nacional em termos percentuais: 76,5 por cento. Aos 40 anos é o autarca mais apoiado pela população do seu concelho, depois de concluir apenas um mandado como presidente.

Entrevista a Malangatana: “A minha pintura é produto de não ter passado por uma escola académica”
Quando um dia fizerem um livro sobre os grandes artistas do século XX, Malangatana terá certamente direito a um capítulo. Aos 73 anos é um homem preenchido com tudo o que a vida lhe reservou. Filho de Moçambique, defende que a arte é um instrumento de intervenção e de mobilização de consciências e vontades. A exposição no TMG da Guarda é prova disso.

PJ investiga caso de mulher assassinada no Fundão
Roubo ou vingança são as hipóteses avançadas por João Santos, empresário fundanense, para tentar justificar a morte da mulher, que na terça-feira ao início da madrugada foi encontrada morta e com vários ferimentos violentos no queixo, pescoço e face. A vítima, Maria José Milheiro de 44 anos, estava junto à entrada da oficina do casal – BeiraTurbo – situada a poucos metros da Ponte da Meimoa na EN18, no Fundão e foi encontrada por um empregado.

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group