Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 7/2/2009

Os que desafiam a passagem do tempo

foto
Um sapateiro, um barbeiro, um latoeiro. Eis a vida de alguns daqueles que conseguiram fintar o destino. O tempo ainda não os venceu. A industrialização tirou-lhes o espaço. As mãos já não podem competir com as máquinas. O testemunho dos últimos de uma gesta de profissionais. Estas são as histórias de quem fintou o tempo e insiste na sua arte. De quem insiste em lutar contra o vendaval da passagem dos dias.

Regadio perto do fim 50 anos depois
“Já não era sem tempo”. A afirmação foi proferida no domingo pelo primeiro-ministro, José Sócrates, na abertura do seu discurso durante a cerimónia de adjudicação dos blocos de rega da Covilhã e Fundão pertencente ao Regadio da Cova da Beira ou, como oficialmente é designado, do Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira. Nomes à parte, a verdade é que a obra pela qual agricultores, e não só, esperaram (ou desesperaram) durante mais de 50 anos entrou na recta final.

“Jornal do Fundão” lidera distrito de Castelo Branco

foto
O “Jornal do Fundão” mantém a liderança das preferências dos jornais regionais no distrito de Castelo Branco, com uma audiência de 28,1 por cento, confirmando, mais uma vez, a posição que sempre tem ocupado desde que há estudos de audiência de jornais regionais elaborados pela Marktest. Na vice-liderança está o semanário “Reconquista”, com 25,8 por cento de audiência. Segue-se o semanário “Notícias da Covilhã” (10,5 por cento).

Uma pulga de água com reacções muito “humanas”
Quatro alunos do Fundão e de Belmonte destacaram-se num concurso nacional no qual se estuda o comportamento de um pequeno organismo quando exposto a diversas substâncias. Começa a ser hábito algumas escolas da Beira Interior destacarem-se em determinados concursos nacionais, mostrando que no campo da investigação já há estabelecimentos a trabalhar bem entre nós. O que não é costume é numa mesma competição haver dois vencedores da nossa região. Foi isso que aconteceu este ano, no concurso Divulga Ciência, do projecto Daphnia, promovido pelo Visionarium (Santa Maria da Feira).

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group