Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 2/5/2009

Cova da Beira lidera dinâmica empresarial

foto
A sub-região da Cova da Beira (Covilhã, Fundão e Belmonte) é das mais pequenas, em termos geográficos, da Beira Interior, mas é a segunda com mais empresas registadas em 2006: 7.838 entidades, das quais 4.559 no concelho da Covilhã, 2.640 no Fundão e 639 em Belmonte. Este número é apenas suplantado pela Beira Interior Norte (constituída por nove municípios), com 9.317 empresas. Daí, não é de surpreender que a densidade de empresas na Cova da Beira seja muito superior à das outras sub-regiões da Beira Interior, com uma média de 5,7 empresas por quilómetro quadrado.

Projecto Zéthoven conquista Portugal
Seis CD’s gravados, um programa de televisão e o reconhecimento nacional que faz deste projecto único em Portugal um exemplo de educação cultural junto dos mais novos. Em apenas dez anos, o projecto Zéthoven ultrapassou as fronteiras da Beira Interior e afirmou-se como um projecto nacional de educação musical dirigido às crianças. Criado em 1999, nasceu da necessidade de melhorar e quebrar tabus na relação entre as crianças, a música e uma orquestra sinfónica.

António Fidalgo e João Queiroz na corrida a reitor da UBI

foto
A Universidade da Beira Interior tem aberto um concurso público para Reitor. As candidaturas, que decorrem até ao próximo dia 3 Março, têm já dois nomes. António Fidalgo e João Queiroz são ambos docentes catedráticos da instituição covilhanense e presidentes de faculdades e anunciaram já a sua intenção de concorrer ao lugar de Reitor da UBI. Manuel José dos Santos Silva, actual Reitor da instituição, está também em condições de se candidatar ao lugar.

Coisas muito boas à mesa da comida tradicional
Os caminhos desbravados pela curiosidade em torno da gastronomia tradicional estão a abrir portas para um mundo de segredos que o despovoamento está a tratar de varrer para o baú das memórias irrecuperáveis. Hoje, há a consciência que recolha de receitas tradicionais não é apenas gastronomia; é também a compreensão da cultura de um povo que da escassez fez odes ao paladar. Mais publicações trazem até nós segredos ancestrais

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group