Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 11/13/2008

foto
Tarifas de água mais altas do país ameaçam o Fundão
O preço da água e do saneamento poderá subir em flecha no início do próximo ano. A empresa Águas do Zêzere e Côa, responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento e tramento de água, prepara-se para proceder ao agravamento das tarifas de água e de saneamento em 5 e 10%, respectivamente, aumentos que, para a Câmara do Fundão, poderão ter “consequências altamente gravosas para a região, designadamente para o concelho do Fundão”. Manuel Frexes apelou à intervenção do presidente do Instituto Regulador de Águas e Resíduos.

Minas da Panasqueira resgatam volfrâmio dos resíduos
As escombreiras, onde estão acumulados milhares de toneladas de resíduos rochosos resultantes da separação do volfrâmio do restante minério ao longo de décadas de exploração das minas da Panasqueira, vão voltar a ser alvo de novo tratamento na lavaria da empresa, situada na Barroca Grande. O objectivo é retirar o volfrâmio que ainda possa estar contido nos detritos resultantes da primeira separação.

foto
Belmonte reclama devolução de pedra judaica do século XIII
É talvez a mais importante peça da comunidade judaica local. Quando foi encontrada, Belmonte não tinha local para a expor e o Museu de Castelo Branco recebeu-a. Agora, o Estado não a devolve.Quem visitar o Museu Judaico de Belmonte e quiser ver o mais importante testemunho da longa presença judaica na vila, terá de contentar-se com uma réplica. Será que isso faz algum sentido, quando a epígrafe verdadeira está fechada, algures numa sala, longe dos olhares do público?

Os dias decisivos à mesa dos fundos da União Europeia
Ou vai ou racha. A nova remessa de fundos europeus permitiu delinear uma estratégia de desenvolvimento das regiões de baixa densidade: apostar no que é único e irrepetível será decisivo para impulsionar o desenvolvimento. É o longo braço dos fundos europeus a lançar a mão ao que poderá ser o elan decisivo para uma prova de vida. Uma oportunidade que poderá não se voltar a repetir.

História sórdida do tio que abusava de menina de apenas oito anos
Com a conivência da mãe uma criança de oito anos, residente numa aldeia de Castelo Branco, terá sido vítima de abusos sexuais repetidos. O alegado agressor é o próprio tio da vítima, um homem de 26 anos, pastor, que foi detido sexta-feira pela PJ de Coimbra. O Tribunal de Castelo Branco, confrontado com um crime de abuso sexual, decidiu deixá-lo aguardar julgamento em liberdade, mas proibindo-o de contactar a vítima.

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group