Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 2/3/2011

Novos e velhos tempos que se cultivam nos campos da Beira Interior

foto
Um tem 31 anos. Outro, 81 anos. São 50 anos a separar estas histórias que fazem o retrato da agricultura na Beira. Um pastor, depois de 70 anos de pastoreio, vendeu as últimas cabeças de gado. É o fim desta jornada. Um engenheiro agrónomo veio de Lisboa há uns anos e prepara-se para investir na produção própria de cereja. Um instantâneo, para além da estatística, do que se passa nos nossos campos.

"Portagens travam desenvolvimento"
Empresários reúnem-se esta quinta-feira, dia 3 de Fevereiro, no Hotel Turismo da Covilhã para debaterem medidas que visem demover o Governo de introduzir portagens na A23. As portagens representam a “medida mais penalizadora para a região nos últimos 50 anos”, diz António Ezequiel, um dos promotores do movimento de empresários. Por outro lado, autarcas espanhóis também se juntam ao coro de protestos, e dizem que portagens podem travar desenvolvimento.

Covilhã com apenas uma junta de freguesia na cidade
A Câmara da Covilhã vai analisar e votar na reunião de amanhã, sexta-feira, dia 4, uma proposta tendente à agregação das quatro juntas de freguesias da cidade numa única. Para a agregação das freguesias, a autarquia aponta, entre outros, critérios objectivos como a racionalidade, sustentando que se trata de um território densamente povoado, com características endógenas de grande similitude, de cariz e problemáticas essencialmente urbanas em toda a sua extensão e que se mostra segmentado de forma “artificial” por questões meramente político-administrativas.

A bebida milagrosa que torna os homens felizes
Aos 49 anos, Maria da Piedade Ferreira Brito já perdeu a conta às plantas que as suas mãos amanharam. Nos campos da sua terra, Sobral de S. Miguel, mas também no Paul, onde cultiva as plantas que utiliza para chás, óleos, velas, vinagres e para uma bebida afrodisíaca que só ela sabe fazer. Ela guarda o segredo a sete chaves mas esclarece que é um espécie de estimulante 100% natural. Faz-se com vinho e com plantas e não faz mal a ninguém.

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group