Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 6/17/2010

Estrangeiros ajudam a tratar a nossa saúde

foto
São cada vez mais e ajudam a combater a falta de médicos que existe a nível nacional. Dizem-se satisfeitos com a sua presença no país. Só no distrito já há 64 médicos vindos de outros países. Cinco médicos estrangeiros aceitaram partilhar as suas histórias de vida. Ao Jornal do Fundão apresentam as razões pelas quais abandonaram o seu país e aquelas que os trouxeram até à região.

Três mil pessoas sem médico de família na Covilhã
Dos 29 médicos do Centro de Saúde da Covilhã, três pretendem aposentar-se num concelho onde mais de três mil pessoas não têm médico de família. Em Belmonte, a situação é mais preocupante. Dos cinco médicos que prestavam assistência aos 7.600 habitantes, restam quatro e dois deles deverão aposentar-se até final deste ano.

"As pessoas gostam de chupar a desgraça como se fosse um caramelo"
Pensador, escritor premiado e professor na UBI. Gabriel Magalhães desenhou o seu trajecto académico entre Espanha e Portugal. É um atento analista da matriz das duas sociedades ibéricas. Em conversa com o JF, o que separa e une Portugal e Espanha – ao que parece, muito – os nossos pecados e desígnios enquanto nação. E, já agora, o que está por detrás do seu novo livro.

Na Beira Interior só Belmonte ganha habitantes em 2009
A questão é saber como é que se resiste ao embate. As estimativas da população residente, lançadas pelo Instituto Nacional de Estatística aprofundam o buraco negro do despovoamento na região. A tendência é a mesma de há anos. Continua a agonia da Beira Interior. Na Beira Interior, só o concelho de Belmonte ganha população... quatro habitantes.

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group