Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 1/14/2010

O pão dos nossos avós ainda sai do forno

foto
No concelho de Idanha-a-Nova são ainda muitos os fornos a lenha que se conservam. E ainda existe quem saiba trabalhar com eles. Os moinhos de pedra ainda hoje existem em Penha Garcia, abandonados, junto ao paredão, entretanto construído, da barragem. Era dali que subia o moleiro com a mula carregada de farinha de centeio ou trigo. O que subiste desses tempos é o velho forno comunitário que duas irmãs teimam em utilizar para fazer o saboroso “casqueiro” para os turistas, que o devoram. Mas há mais exemplos...

A segunda região em energia eólica
Os distritos de Castelo Banco e da Guarda apresentam-se como espaço determinante na aposta que Portugal encetou pelas energias renováveis e consequente corte da dependência energética do exterior. Portugal é o segundo país do mundo com maior percentagem de utilização do vento na produção da sua energia. A Beira Interior é a segunda região com maior potência eólica instalada.

Ninguém sabe quantos doentes oncológicos há na Beira Interior
Numa altura em que se discute uma nova Rede Nacional de Referenciação Oncológica, o JF foi tentar saber qual é afinal a realidade regional em matéria de doenças oncológicas. Quantos novos casos surgirão por ano na Beira Interior? E quantos doentes podem tratar-se na região, sem terem de sujeitar-se ao desgaste físico e psicológico das penosas viagens para Coimbra? Aparentemente, ninguém sabe ao certo.

A digressão europeia dos Norton
Noites mal dormidas, pois. E poderia ser de outra maneira? Dias de alguma ansiedade. Talvez. O grande salto pela fronteira levou os Norton a uma digressão europeia que tocou salas de Espanha, Alemanha, Holanda, Luxemburgo e França. Madrid, Barcelona, Bilbao, Santander, Hamburgo, Berlim, Hannover, Eindhoven, Luxemburgo e Paris foram cidades que receberam a banda de Castelo Branco em Dezembro.

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group