Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 5/28/2009

O fruto que dá emprego e dinamiza a economia

foto
Não são números oficiais, mas se este ano se produzirem cinco mil toneladas de cereja e se cada quilo for vendido a um euro, tal significa que com esta campanha se movimentam mais de cinco milhões de euros. Quatro mil toneladas. São estas as estimativas da CerFundão no que se refere à produção de cereja da Cova da Beira para 2009. Um número que está abaixo das perspectivas apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal do Fundão (fala em oito mil toneladas) e também da produção de 2008, mas que contudo não deverá impedir a forte aposta que a CerFundão quer fazer em termos de mercado externo.

A Covilhã ao ritmo dos milhões da UBI
O que representa a Universidade da Beira Interior para a Covilhã. O que representam os mais de seis mil alunos, 600 professores e 400 funcionários? Um estudo sobre esta matéria ainda não conheceu a luz do dia. O JF falou com o actual reitor e o reitor eleito, conheceu os números. E tentou levantar a ponta do véu. A UBI mexe profundamente com a economia de uma cidade. A Universidade move, em torno de si, mais de sete mil pessoas. A UBI pagará, este ano, 27 milhões de euros em salários, os alunos gastarão três milhões por mês. O ensino pegou no testemunho do têxtil?

Ministro homologa novo reitor
Não foi propriamente numa manhã de nevoeiro, mas lá acabou por chegar. E essa manhã de segunda-feira trouxe aquilo que João Queiroz, o reitor eleito da Universidade da Beira Interior (UBI), esperava há quase dois meses: a homologação pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, do resultado das eleições que o elegeram.

Azeite para todos os gostos na Bienal

foto
O Ministro da Agricultura presidirá à viagem inaugural do Comboio do Azeite de Lisboa até Castelo Branco para inaugurar a Bienal do Azeite 09, o maior evento nacional do sector e que animará a cidade no fim-de-semana. O comboio, com as carruagens decoradas, a oferta de mostras de azeite e uma prova de degustação, fará a viagem pela Linha Ferroviária da Beira Baixa, onde se vislumbra uma paisagem predominantemente caracterizada pelo olival português.

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group