Fundador: António Paulouro | Director: Nuno Francisco
RSS
Pesquisa
Assinantes
JF Semanal

Arquivo: Edição de 2/19/2009

Pilotos “invisíveis” no céu da Covilhã

foto
Levantar voo, manter-se no ar, virar, tornar a virar, lidar com os contratempos atmosféricos, ajustar-se, cumprir a missão e aterrar suavemente. Fácil? Para um piloto experiente, sim. Para um avião não tripulado, nem por isso, porque aqui, a acção do homem é substituída por circuitos electrónicos. Fazer voar aviões sem piloto a bordo. O grande desafio está a ser desbravado na Covilhã. Nos céus já se voa com tecnologia pensada e criada por jovens da Beira.

O último construtor de adufes

foto
A tradição de tocar adufe está a acabar. Um instrumento habitualmente tocado por mulheres, são já as mais velhas que garantem essa tradição. As mais novas não “ligam”. O Jornal do Fundão, nesta viagem a Monsanto foi tentar descobrir as raízes deste instrumento musical que teima em resistir pelas mãos das adufeiras. Mas afinal o que é que esta sonoridade esconde? Tentámos desvendar o segredo desse som, a sua origem e outros factos que nos fazem reflectir sobre a sua continuidade.

Entrevista a João Queiroz, candidato a reitor da UBI: “Deve existir uma nova forma de ver a universidade”
O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI já avançou com a sua candidatura a reitor da instituição covilhanense. As principais motivações e alguns pontos do seu programa são apresentados em entrevista ao Jornal do Fundão, onde adianta que "vamos apostar numa universidade onde se vai dar um relevo especial à avaliação, à acreditação, à qualidade de todos os actores envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Mas também à qualidade do ensino, da investigação e dos serviços na universidade".

Mais de nove mil pessoas sem médico de família em Castelo Branco
Cerca de dez mil utentes do Centro de Saúde de Castelo Branco irão ficar sem médico de família, em meados deste ano, com a aposentação de mais quatro médicos, caso não sejam substituídos. Já em Julho de 2008 reformaram-se outros dois médicos, existindo actualmente 615 utentes sem médico de família e que recorrem à Consulta Aberta. A notícia foi confirmada por Júlio Fernandes, director do Centro de Saúde.

 

Edição em PDF
Publicidade
 
© 2001, 2008 Jornal do Fundão Editora, Lda | Todos os direitos reservados | redaccao@jornaldofundao.pt
Global Media Group